quarta-feira, 18 de março de 2009

Piérre Levy e Tim O'Reilly são temas de debate entre alunos de Jornalismo da Fasul


Na última sexta-feira, 13, Piérre Levy e Tim O'Reilly, foram temas de discussões dos acadêmicos do 7º Período de Jornalismo da Faculdade Sul Brasil - Fasul. Eles que são nomes importantíssimos em se tratando de internet, pois ambos são os primeiros a realizarem estudos no mundo das tecnologias na Internet.
Piérre Levy fala que antes da popularização da internet o espaço público de comunicação era controlado através de intermediários institucionais que preenchiam uma função de filtragem entre os autores e consumidores de informação. Hoje, com a internet quase todo mundo pode publicar um texto sem passar por uma editora nem pela redação de um jornal. No entanto, essa liberdade de publicações que a internet oferece, acarreta no problema da veracidade, da garantia quanto a qualidade da informação. A cada minuto, novas pessoas assinam a Internet, novos computadores se interconectam, novas informações são injetadas na rede.
Já Tim O’Reilly é considerado o criador do termo "Web 2.0". Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa estadunidense O'Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços baseados na plataforma Web, como wikis, aplicações baseadas em folksonomia e redes sociais. Embora o termo tenha uma conotação de uma nova versão para a Web, ele não se refere à atualização nas suas especificações técnicas, mas a uma mudança na forma como ela é encarada por usuários e desenvolvedores.
Para os acadêmicos de Jornalismo da Fasul a aula foi de muita curiosidade, pois muitos não conheciam Piérre Levy e Tim O’Reilly e o termo Web 2.0.

Um comentário: