terça-feira, 31 de março de 2009

Profissão temida por todos


É difícil compreender a morte, mas isso é a única certeza que todos nós temos, que um dia todos morreram. E isso ocorre de várias maneiras, pode ser por doença, acidente, por velhice, entre outros motivos. Só que a morte é algo natural porque o ser humano não foi criado para durar pra sempre.
Esta profissão, poucas pessoas tem coragem de exercer, e para trabalhar nela precisa ter uma preparação antes, não só da técnica prática, mas também do psicológico.

Paulo Sérgio da Silva, 38, é agente funerário, e já trabalha há 12 anos nesta profissão.

Ele conta “é um trabalho muito difícil, porque só convivo com a tristeza na vida das pessoas, e muitas vezes tenho que enterrar amigos meus, e por ser em uma cidade pequena eu conheço quase todo mundo, e sempre é uma situação muito difícil para mim. Se pudesse eu largava esse emprego, mas não tenho outra coisa para fazer e para sobreviver eu tenho que continuar aqui, desabafa o funerário”.

Ele fala emocionado que não tem hora para nada, feriado, madrugada, sábado e domingo, se morrer alguém ele tem que ir buscar. E parece que sempre as coisas acontecem de madrugada, aí sempre tenho que acordar o mais rápido possível e ir buscar o corpo.
Paulo Sérgio relata tudo isso num clima muito triste, e que mesmo ele estando trabalhando na profissão há tanto tempo sempre é duro pra ele, e na maioria das vezes ele tem que correr atrás de tudo porque a família não está em condições.

Ele diz ainda que as pessoas na hora que vão até a funerária estão tão perdidas que nem escolhem o tipo do sepultamento que querem para seus parentes. Só falam que querem o melhor. Os preços variam de 380,00 até 6000,00, depende do que a pessoa vai querer, muitas famílias não têm condições aí tem os planos da funerária para ajudar as pessoas a pagarem, tem financiamentos também, o preço mais barato que é de 380,00 e é a prefeitura que paga para as famílias mais carentes. A média de enterros em Jesuítas é de 4 a 6 enterros por mês. Ele conta que tem algumas pessoas de idade, que antes de morrer já deixa tudo reservado e pago para não dar trabalho para a família.

Um comentário:

  1. BOM EDUARDO.
    PODERIA TER FEITO UMA MATÉRIA EXCLUSIVA PARA O BLOG NÉ?
    PODERIA TAMBÉM TER COLOCADO UM ENTRETÍTULO PARA NÃO FICAR TÃO CANSATIVA.

    ResponderExcluir